Dificuldades de Aprendizagem, o que são?

child-865116_1920De uma forma sucinta as dificuldades de aprendizagem reflectem  a  incapacidade ou o impeditivo para a aprendizagem da leitura, da escrita,  do cálculo ou para aquisição de capacidades sociais. Deste modo, o aluno pode apresentar problemas na resolução de algumas tarefas escolares e serem ‘fabulosos’ a resolverem outras, significando que podem ter uma inteligência média ou acima desta, apresentando  um bloqueio na aprendizagem em determinada tarefa ou área.
A definição que parece ser a mais aceite internacionalmente, é a que figura na Public Law 94-142, hoje denominada Individuals with Disabilities Education Act (IDEA), diz o seguinte:
‘ Dificuldades de aprendizagem específica’ significa uma perturbação num ou mais dos processos psicológicos básicos envolvidos na compreensão ou utilização da linguagem falada ou escrita, que pode manifestar-se por uma aptidão imperfeita de escutar, pensar, ler, escrever, soletrar, ou fazer cálculos matemáticos. O termo inclui condições como problemas perceptivos, lesão cerebral, disfunção cerebral mínima, dislexia e afasia de desenvolvimento. O termo não engloba as crianças que têm problemas de aprendizagem resultantes principalmente de deficiências visuais, auditivas ou motoras, de deficiência mental, de perturbação emocional ou desvantagens ambientais, culturais ou económicas (Federal Register, 1977, p.65083, citado por Correia, 1991), (Correia, L.M. Dificuldade de Aprendizagem, Biblioteca Digital).

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s