Dificuldades Específicas de Aprendizagem

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Nas dificuldades de aprendizagem específicas encontram-se:

Dislexia

Dislexia = Dis (dificuldade; separação) + lexia (lexico; palavra) = Dificuldade com as palavras.
Dificuldade no processamento da linguagem reflectindo-se na leitura, escrita e soletraçao.

Disortografia

Dificuldade com défice na expressão escrita. Os problemas podem estar relacionados com a componente grafomotora (forma das letras, espaço entre palavras, pressão do traço), afectando as aptidões da expressão escrita, como por exemplo, erros gramaticais e ortográficos ou pontuação das frases, entre outros.

Disgrafia

Aqui a expressão deficitária na escrita é acentuando traçado e forma incorrecta de segurar o lápis, na forma das letras, que podem se encontra desligadas e sobrepostas, o traçado pode ser exageradamente grosso ou demasiado suave.

 

Discalculia

Existe uma correlação etre dislexia e discalculia.

Segundo a British Dyslexia Associatio (http://www.bdadyslexia.org.uk/),  a discalculia afecta aproximadamente 3% a 6%da população  e pode ser definido como:

Dificuldade na realização de cálculos matemáticos, dificuldade no conceito do número, na memorização de factos ritméticos, na fluência e precisão do cálculo e raciocínio matemático.

Desordem por Défice de Atenção

Caracteriza-se por frequentes estados de desatenção, de impulsividade e, geralmente por excesso de actividade (hiperactividade), podendo interferir com a capacidade do aluno em aprender.

Hiperactividade

Caracteriza-se por um conjunto de alterações comportamentais, agitação motora, desatenção, impulsividade interferindo com o funcionamento ou desenvolvimento.  Os sintomas relacionados com a hiperactividade têm de persistir no indivíduo pelo menos durante ou mais de 6 meses, num grau inconsistente de desenvolvimento impactando negativamente nas actividades sociais e escolares, para se aferir que efectivamente se trata de hiperactividade.

Aqui deixo uma breve descrição de algumas das dificuldades de aprendizagem específicas que podem ocorrer ao longo do percurso académico do indivíduo. No blog irei falar melhor sobre cada uma delas e dar alguns exemplos mais alargados dos sintomas e tipo de estratégias a trabalhar sobre elas.

 

 

 

 

 

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