Hiperactividade

Boy with Paper Airplane in Classroom with Classmates

Boy with Paper Airplane in Classroom with Classmates — Image by © Adriane Moll/zefa/Corbis

Como identificamos crianças hiperativas?

Uma vez que as crianças hiperativas constituem  um grupo muito amplo, diversificado e heterogéneo no que concerne a condutas manifestadas, os ambientes em que estas surgem e a causas que parecem justificar o aparecimento da conduta, é importante definir um critério ou critérios que possam enquadrar e diferenciar de outras crianças que possuam outro tipo de problemas.

Podemos dizer que o diagnóstico da hiperatividade fundamenta-se nos seguintes aspectos:

. Conjunto de sintomas básicos: falta de atenção, inquietude e mobilidade excessiva.

. A estimativa de gravidade dos problemas, tomando como referência a idade e o nível intelectual da criança.

. Avaliação do carácter permanente ou situacional das alterações.

.Observação directa dos sintomas.

. ausência de psicose e distúrbio afectivo.

. Início precoce e persistência dos sintomas.


A hiperatividade pode ser notada em várias fases do desenvolvimento da criança, seja quando ainda é bebé, ande no pré-escolar, escolar ou adolescência. No entanto, o mais comum e mais fácil de diagnosticar é no período pré-escolar, visto que nesta fase a criança mostra mais a sua inquietude em relação a tarefas que lhe foram propostas.

As várias fases no desenvolvimento de uma criança hiperativa.

O que vemos no comportamento hiperativo do bebé?

No bebé podemos verificar algumas características, tais como: 

– muito chorão e sem causa aparente

– inquieto

– apresenta dificuldade para conciliar o sono

– período de sono curto

– voracidade a mamar

– cólicas abdominais frequentes e exageradas

– persistente desconforto e insatisfação 

As manifestações anteriormente indicadas podem desaparecer após alguns meses, mas podem persistir sem interrupção até a idade pré-escolar ou mesmo além deste período. Deverá ser acompanhado por um pediatra de forma a verificar a evolução e também apoio aos pais que lidam com ele.

Consideramos que estamos perante uma criança hiperativa no pré-escolar quando a criança se mostra:

– inquieta

– impaciente

– tem um espírito destrutivo

– fala muito e rápido

– tem baixa tolerância à frustração

– não tem noção de perigo

– não se fixa muito num só brinquedo

– distrai-se com muita facilidade


NA escola, e dado que é nesta fase em que a criança nos chama mais a atenção para a hiperatividade, podemos ver sintomas como:

– ao brincar, não se conseguem fixar durante algum tempo numa determinada atividade

– mudam rapidamente de uma atividade para outra, acabando por se desinteressar com muita facilidade

– trocam de brinquedo frequentemente por não se satisfazerem por muito tempo com o mesmo

– têm um espírito destrutivo com objetos e brinquedos

– não conseguem ficar sentados à mesa durante a refeição

– vêem televisão por tempo limitado, e mesmo assim inquietos

– falam muito e mudam de assunto rapidamente sem concluírem o pensamento anterior

– têm dificuldade em acatar ordens


Num adolescente hiperativo podemos verificar alguns sintomas como:

– impaciência

– inquietude

– falta de adaptação social

– falta de energia para executar tarefas

– baixa auto-estima negativa


Como técnica psicopedagógica podemos utilizar o brincar e o jogo de forma a auxiliar na atenção, memória, foco e concentração da criança/adolescente/aluno com hiperatividade e com défice de atenção.


Através do jogo o indivíduo pode lidar consigo,reconhecer-se e aprender a concentrar-se mediante a tarefa que acaba por ser lúdica. Alguns dos jogos abaixo descritos permitem uma ajuda para outro tipo de tarefas solicitadas em casa ou na escola.

Puzzles

É um tipo de jogo/brinquedo que desafia o pensar, a inteligência. Estimula a concentração, memória e raciocínio.

Jogos de memória

O jogo de memória estimula o pensamento, a memorização, a identificação de figuras, o conceito do igual e do diferente, permitindo também a concentração no decorrer do jogo. Neste processo exercita-se  pensamento e a inteligência. 

Brinquedos e Livros

Os brinquedos que prendem a atenção e ajudam na coordenação motora ajudam na memória e hiperatividade.Os jogos de consola devem ter um tempo limite de utilização.

Nos caso dos livros e de forma a incentivar a leitura, deve-se escolher livros com letras grandes (no caso dos mais novos), frases curtas, com muitas figuras, de histórias curtas mas interessantes.


Jogos de Tabuleiro e cartas

Deverá ser levado em consideração o nível cognitivo da criança e a sua necessidade. São bons auxílios no raciocínio lógico de dedutivo, na atenção, concentração, memória, comunicação, leitura e compreensão,e interacção com o grupo. 

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